GuiaMais
 Respirando melhor: pare de fumar!

Respirando melhor: pare de fumar!

Passa pela boca, traqueia e pulmões, com aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas, a fumaça do cigarro é extremamente nociva ao corpo. As substâncias do cigarro, porém, causa sensação de alívio e relaxamento da mente, causando dependência em que o consome. E, é justamente o vício que impede que muitos larguem esse mau hábito, mesmo vendo claramente suas consequências; como, por exemplo, mau hálito, sedentarismo e fadiga, sem falar dos casos mais graves em que a pessoa desenvolve câncer.

Se você deseja parar de fumar, saiba que se livrar da dependência da nicotina não é impossível, mas é bem difícil. No entanto, algumas mudanças na alimentação e nos hábitos amenizam aquela vontade aparentemente incontrolável de tragar um cigarro, e depois de um tempo você nem se lembra de que já fumou.

Benefícios imediatos

Veja os benefícios conforme o tempo segundo o Instituto Nacional do Câncer:

  • 20 minutos: Pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • 2 horas: O sangue está livre de nicotina;
  • 8 horas: Nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • 2 dias: Os sentidos do olfato e do paladar ficam melhor aguçados. A pessoa volta a ter maior percepção de cheiros e do gosto dos alimentos;
  • 3 semanas: A respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • 5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Os primeiros dias

A nicotina leva apenas 7 segundos para atuar no sistema nervoso central e causar dependência. Com o tempo de uso algumas substâncias se instalam permanentemente no corpo, como a alcatrão preto nos pulmões. Por isso, parar de fumar o quanto antes sempre é o mais indicado. Os sintomas da abstinência duram de 1 a 2 semanas e causam, geralmente, irritabilidade, dores de cabeça e alterações no sono. É comum nesse período haver recaídas, mas não desanime. Muitos ex-fumantes deixaram o hábito após a terceira ou a quarta tentativa e lembre-se: as dificuldades ficam menores a cada dia!

Alimentos que ajudam no combate ao fumo

Algumas dicas para parar de fumar são famosas – como ir parando aos poucos, ao consumir menor quantidade de cigarros por dia; evitar lugares em que as pessoas fumam, para não cair em tentação; e praticar esportes, pois melhora o funcionamento do organismo – mas você sabia que os alimentos também podem amenizar a abstinência e desintoxicar o organismo? Veja a lista de alimentos que podem ser grandes aliados na hora de parar de fumar:

– Tomate, melancia e goiaba são ricos em licopeno, que, além de combater o envelhecimento das células, estimula o sistema de defesa do organismo;

– Vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e repolho, são capazes de eliminar substâncias químicas;

– As uvas vermelhas, em sucos e vinhos, são excelentes para combater os radicais livres.

– Alguns alimentos são fontes de antioxidantes (que ajudam a eliminar elementos tóxicos do organismo) são eles: chocolate meio amargo(com 70% de cacau), frutas cítricas, chá verde e chá branco, entre outros.

E aí, gostou das dicas? Então já deixa seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *