GuiaMais
 Sustentável na medida!

Sustentável na medida!

Veja atitudes práticas e fáceis para adotar no dia a dia

Assunto muito comentado atualmente, “sustentabilidade” parece palavrão e pode assustar os menos familiarizados. Há quem queira ajudar, mas não sabe por onde começar. Felizmente, não é preciso mudar radicalmente seu estilo de vida e hábitos cotidianos para adotar uma rotina que respeite mais o meio ambiente. Com pequenas atitudes, simples e até despretensiosas, dá para fazer a sua parte.

E, apesar de muitos pregarem que “é importante deixar um mundo melhor para gerações futuras”, não é preciso pensar num futuro tão distante assim. Um planeta mais sustentável também é sinônimo de uma vida mais harmoniosa com o ambiente ao redor. Que tal começar hoje?

1) Já pensou em deixar o carro em casa pelo menos um dia por semana?

Quem está acostumado com o conforto de seu automóvel para ir trabalhar, provavelmente já se adaptou ao rodízio de São Paulo. Mas se todo mundo deixar o carro ao menos um dia por semana em casa, há uma diminuição considerável na emissão de CO2 na atmosfera. O gás é poluente e bastante prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Usar transporte coletivo, além de diminuir o impacto ambiental, muda nossa maneira de enxergar e se relacionar com a cidade. Se durante a semana for mesmo impossível, tente pelo menos aos finais de semana. Já pensou em caminhar ou pedalar por aí? Além de divertido e mais sustentável, é um exercício e tanto para o corpo!

2) Alimentos orgânicos

Já falamos aqui sobre como adotar alimentos orgânicos na dieta ajuda não somente o meio ambiente como a saúde. Seu cultivo respeita a natureza e minimiza os impactos ambientais. Outra dica é buscar consumir sempre frutas e legumes da estação atual e que sejam produzidos em regiões próximas, já que seu transporte por longas distâncias implica em mais poluição, e manter alimentos em freezer ou estufa consome muita energia. Além disso, essa medida também beneficia os pequenos produtores e comerciantes locais.

3) Menos descarte, maior aproveitamento

Já pensou que o volume de produtos descartáveis que utilizamos no cotidiano gera também uma grande quantidade de lixo? Mesmo quando são feitos com materiais recicláveis, como plástico ou vidro, é necessário energia e mão de obra para reciclá-los, o que também gera impactos ambientais.

Utilizar coador de pano para fazer café, “ecobag” para ir ao supermercado (e até o popular carrinho de feira!), copo ou xícara de louça ao invés de copos descartáveis no trabalho; são pequenas mudanças que, quando introduzidas na rotina, não causam grande impacto nos hábitos cotidianos – mas no meio ambiente sim!

A segunda parte deste guia prático da sustentabilidade virá na Dica do Bem do mês que vem – fique de olho!

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *