GuiaMais
 Xô, agrotóxicos! Alimente-se de orgânicos

Xô, agrotóxicos! Alimente-se de orgânicos

Alimentos orgânicos colocam mais sabor e saúde no prato

Os alimentos orgânicos tem feito mais sucesso nos últimos anos, com cidadãos preocupados com sua saúde e qualidade de vida. O cultivo de alimentos orgânicos é feito sem agrotóxicos, preservando sua qualidade nutricional e evitando intervenções químicas.

Além disso, sua produção é sustentável e respeita o homem e o meio ambiente; sendo um “pacote completo” e mais atraente para quem está preocupado não somente com a qualidade do que ingere, mas também com o planeta como um todo.

Mais saúde, maior preço

Mas é fato que, por ter a produção em menor escala, e que respeita a sazonalidade dos alimentos; o cultivo de orgânicos também tem um preço elevado, o que pode afastar novos consumidores.

De acordo com especialistas, quem tem orçamento mais apertado pode fazer escolhas: prefira investir nos alimentos que a casca é geralmente ingerida, como morango, pimentão, uva e tomate; e deixe para consumir o restante, com casca mais resistente e comumente descartada no comércio normal. Assim você preserva o consumo de alimentos saudáveis (frutas, legumes e verduras) sem prejudicar o orçamento.

Outra dica é procurar alimentos de sua região e em suas determinadas épocas, de preferência com produtores locais, porque os preços costumam ser mais em conta. Consumidores atestam que vale a pena: alimentos orgânicos, apesar de menores, têm mais concentrados os aromas e sabores característicos; além de serem mais firmes, vigorosos e robustos que os convencionais. Também têm maior durabilidade, porque cresceram naturalmente e agregaram elementos que os protegem. Na dúvida, procure os que possuem selo de certificação orgânica, já que é difícil identificar a diferença a olho nu.

Onde encontrar

Em São Paulo, é fácil encontrar estabelecimentos que comercializam alimentos de origem orgânica. Na Vila Madalena, o Quintal dos Orgânicos funciona em dose dupla: um restaurante com pratos naturais e cheios de sabor, combinado a uma mercearia nos fundos, recheada de alimentos orgânicos fresquinhos e suculentos. Outro que funciona no mesmo esquema é o Moinho de Pedra, na região de Santo Amaro.

Já quem só quer comprar pode ir a lojas como a Native Produtos Orgânicos ou as filiais da rede Mundo Verde. A dica é evitar comprar em supermercados, porque orgânicos são considerados produtos “de elite” e podem ter preços elevados. Outra opção são as feiras de produtores locais, como a Feira da Água Branca, que acontece três vezes por semana no parque; e a Feira da Agricultura Limpa, todos os sábados no Parque Burle Marx.

 

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *