GuiaMais
 Onde dormem as nuvens: destinos da Serra

Onde dormem as nuvens: destinos da Serra

De malas prontas para o inverno

Que tal aproveitar o mês de junho para visitar a Serra da Mantiqueira? Motivos não faltam: o tempo fresco de finzinho de outono, o feriado prolongado de Corpus Christi, o dia dos namorados… Para coroar, o nome “Mantiqueira” tem origem indígena e o bucólico significado de “lugar onde dormem as nuvens”. Selecionamos três destinos que ficam na famosa serra, que se estende por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Campos do Jordão

Mais badalado destino de inverno dentro do estado de São Paulo, tem arquitetura que remete à região da Normandia. Com 1.628 metros de altitude, é o mais alto município do país, e fica a apenas 173 km da capital. A cidade fica disputada na temporada mais fria do ano, devido ao seu “charme europeu” e baixas temperaturas. A Praça do Capivari, localizada na região central, é mais agitada e concentra a maioria dos restaurantes, bares e lojas.

A cidade também conta com diversas opções culturais, como o Museu Casa da Xilogravura, o Museu do Chocolate e o Palácio da Boa Vista. O parque que concentra o Auditório Claudio Santoro e o Museu Felícia Leirner (com esculturas a céu aberto) também recebe o imperdível Festival de Inverno, com música clássica de qualidade e músicos de diversas partes do mundo.

Monte Verde

Localizada em Minas Gerais, a cidade também é bastante procurada devido ao seu clima acolhedor e um pouco mais rústico. Figurinha fácil nas listas de “melhores destinos de inverno” e “lugares mais românticos do país”, Monte Verde também é conhecida pelos esportes de aventura, como as famosas trilhas realizadas pela serra.

Entre as mais populares estão as trilhas da Pedra Redonda, a da Pedra Partida e a do Pico Selado (considerada a melhor da região). A cidade possui infraestrutura aconchegante e recebe os visitantes com o típico “jeitinho mineiro”: simpático, acolhedor e familiar.

Visconde de Mauá

A porção fluminense deste roteiro vem através de Visconde de Mauá, distrito do município de Resende. A pequena vila (menor dentre as três citadas aqui) tem apenas seis mil habitantes e vive principalmente do turismo local. E é este tamanho diminuto (e as temperaturas convidativas) que garante o clima de aconchego do lugar, destino certo para casais apaixonados se aquecerem no inverno.

As especialidades culinárias da região são a truta e o pinhão, presentes em diversas receitas locais. Dentre os passeios mais procurados estão as visitas às cachoeiras, como a da Fumaça.

 

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter