Pé no freio: mantenha a calma

Pé no freio: mantenha a calma

Desacelere um pouco e melhore sua qualidade de vida

Já estamos quase no meio do ano, e o ritmo acelerado toma conta de tantos afazeres, compromissos e prazos de entrega. É fácil cair na armadilha e se deixar levar pelo estresse cotidiano, o que pode gerar situações crônicas de fadiga e cansaço mental; diminuindo a motivação, disposição e concentração. Mas não é preciso entrar nesse jogo: dá para respirar fundo, pisar no freio e melhorar o controle sobre as ações do dia a dia.

Exercitando o corpo e a mente

Exercícios físicos dão mais disposição, liberam endorfina (o “hormônio do bem estar”) e ajudam a controlar as emoções. Podem ser feitos em casa, com atividades lúdicas, ou a boa e velha corridaLutas também são uma boa pedida. Só não vale ficar parado!

Toque de carinho

Utilize o poder das mãos para estimular o relaxamento e a sensação de bem estar. Dá para fazer um SPA em casa, ou pedir para alguém proporcionar uma gostosa massagem.

Revertendo os estímulos negativos

O trânsito, uma das maiores causas de situações de alta tensão, pode ser mais suportável se você colocar uma música agradável para ouvir, que ajude a relaxar e a meditar sobre seu dia. Uma alimentação mais leve melhora a digestão, dando menos trabalho ao organismo. E aproveite as áreas verdes da sua cidade para dar um respiro no meio do dia – o importante é não deixar o estresse tomar conta.

Faça o bem

Priorize o contato com as pessoas no dia a dia: estudos comprovam que um trabalho voluntário, por exemplo, diminui pela metade o risco de desenvolver doenças crônicas relacionadas ao estresse. E você ainda tem a chance de fazer o bem para alguém!

Respira pela barriga

Uma instrução básica em aulas de ioga, meditação, pilates e relaxamento é para “respirar pela barriga”, que nada mais quer dizer do que deixar o ar entrar no diafragma ao invés dos pulmões. Posicione sua mão embaixo do umbigo e sinta essa área encher de ar ao inspirar. Repita por algumas vezes e se sentirá mais relaxada e energizada. O exercício, simples e eficiente, pode ser feito sempre que sentir a necessidade de uma pausa ao longo do dia. Pronta para a próxima!

Pausa para o chá

tradicional chazinho traz a sensação de conforto e segurança, e pode ser sinônimo de descanso e tranquilidade. Tire uma pausa durante o dia para estimular os sentidos, fazendo uma infusão perfumada, saborosa e quentinha; que ajuda a aliviar as tensões.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *