V de Vitoria: conheça a capital

V de Vitoria: conheça a capital

Vitória, a capital do Espírito Santo, está na região sudeste do país e é uma das três ilhas-capitais do Brasil; as outras duas são Florianópolis e São Luís. Além da ilha principal, fazem parte do município outras 34 ilhas menores.

Vix, como é carinhosamente conhecida, tem 460 anos e possui o 3º melhor IDH entre as capitais do Brasi; além do maior PIB per capita. Mas o que encanta mesmo nesta capital cheia de charme são suas diversas praias. Há desde as mais agitadas até as mais tranquilas, agradando a gostos distintos – para turista nenhum botar defeito! Entre as mais famosas estão a da Ilha do Boi e a da Ilha do Frade.

Outras características que fazem os visitantes se apaixonarem são o povo hospitaleiro e educado, a infraestrutura receptiva da cidade, a tranquilidade e o fato de ter sol o ano inteiro. Pré-requisitos para qualquer bom destino, uma visita à cidade promete boas experiências em qualquer estação!

Além do litoral

Mas não são somente as belas praias que movimentam o turismo local. Vitória também conta com atrativos históricos. Entre as principais atrações estão o Palácio Anchieta (de frente para o mar, foi construído pelos jesuítas no século 16 e abriga a sede do Governo Estadual, além de guardar o túmulo do Padre José de Anchieta); o Teatro Carlos Gomes (construído nos anos 1920, é um importante patrimônio cultural e artístico); e a Catedral Metropolitana (também dos anos 1920, é um símbolo da arquitetura histórica da ilha).

Capela de Santa Luzia, construída no século 16, é o prédio mais antigo da cidade. Além disso, outros destinos interessantes são a Praça dos Namorados (com várias opções de lazer e feira de artesanato aos finais de semana), o Parque da Pedra da Cebola (com áreas de mata de restinga e paredão rochoso) e a orla da Praia do Canto (um dos bairros mais elegantes da cidade, repleto de bares e restaurantes e com vida noturna agitada).

Do Convento da Penha dá para mirar as duas cidades-irmãs (Vitória e Vila Velha), além de ter uma vista espetacular do oceano. Vale a subida!

Na estrada

Outra dica para quem escolhe a capital capixaba para passar as férias é ter um carro à disposição para explorar as cidades vizinhas. Apesar de pequenino, o estado do Espírito Santo é recheado de boas surpresas.

Uma delas é visitar a fábrica dos chocolates Garoto, em Vila Velha. Agendada através do site, a visita é um prato cheio para os chocólatras de plantão! Já os fãs de Roberto Carlos podem dar um pulinho em Cachoeiro do Itapemirim: a pequena cidade, terra natal do cantor, ficou famosa por causa de seu cachoeirense mais ilustre e é cercada de referências ao rei.

Mas a principal atração continua sendo explorar seu belíssimo litoral e descobrir novas praias e recantos: pé na estrada e boa viagem!

E aí, gostou? Então deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *