Coração de mãe novata: o que fazer?

Coração de mãe novata: o que fazer?

Mães de primeira viagem, não se desesperem! Cuidados simples reduzem a ansiedade e aumentam a confiança.

Muito preparo e planejamento, cuidados extras, atenção e carinhos redobrados, ansiedade nas alturas… Todas as mães já passaram (ou estão passando) por alguns desses estágios, mas especialmente as mamães de primeira viagem, que enfrentam uma situação inusitada e têm muitos medos de não estarem fazendo a coisa certa para seu filhote. Primeiro passo: respire fundo e relaxe! E veja aqui nossas dicas para tirar somente o melhor proveito dessa fase tão gostosa e curtir seu primeiro Dia das Mães cercada de muito amor:

1) Escute e aceite

Deixe sua mãe, parentes e amigas darem conselhos e ajudarem a cuidar do bebê. Não queira ficar grudada nele o tempo todo, como uma leoa, porque isso prejudica seu desenvolvimento. E todas as mães que já passaram por isso têm dicas valiosas para orientar, e só querem ajudar – aceite essa ajuda, para o bem de todos. Ouça-as com carinho e gratidão.

2) Errar é normal

Repita mil vezes ao dia, escreva no espalho, cole na geladeira. Não se cobrar a perfeição o tempo todo já é um grande passo para evitar ansiedade e estresse exagerados. Não seja extremamente exigente – seja generosa consigo mesma e reconheça que todo erro traz um novo aprendizado, e que a insegurança é natural e faz parte do processo.

3) Tenha pessoas de confiança ao redor

Pode ser médico, seu marido, sua mãe, amigas, babá, enfermeira etc. O importante é ter com quem contar para quando precisar sair de perto do bebê para cuidar de alguma coisa, e não gerar mais uma situação estressante por conta disso.

4) Confie e aproveite

Confie em seu instinto materno – que, apesar de novinho em folha, provavelmente já está bem afiado. E aproveite os momentos junto com seu bebê para criar laços cada vez mais intensos e vínculos mais fortes: amamentação e banho são fundamentais e especiais.

5) Cuide de você

Preste atenção à sua alimentação e ao seu sono. Na medida do possível, deixe a ansiedade de lado e se alimente direito. Não se preocupe em voltar ao seu peso normal agora, você precisa ter saúde de ferro para amamentar seu bebê. Tente dormir o máximo possível e relaxar sempre que puder. Essas atitudes ajudam a manter sua saúde em dia – fundamental para cuidar do seu filhote. Não se esqueça de que cuidar de você é, indiretamente, cuidar dele também. Não deixe o cansaço e o desânimo te abaterem – este é o começo de uma linda jornada para vocês, aproveite!

Gostou? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *