Caminho do bem: faça parte dessa corrente

Caminho do bem: faça parte dessa corrente

Fazendo o bem sem olhar a quem – participe desta corrente!

Uma fábula muito famosa conta a história de um incêndio em uma floresta. Um passarinho carregava água em seu bico tentando apagá-lo, quando um elefante o questionou se ele achava que seria capaz de diminuir as imensas chamas com apenas algumas gotas d’água. Determinado, ele respondeu que estava apenas fazendo a sua parte. A moral da história é que, se todos fizerem a sua parte, não fica pesado para ninguém. E você, já fez a sua parte para mudar o mundo?

Efeito dominó

Um australiano, Blake Beattie, criou o “Pay it Forward Day”, inspirado no livro de Catherine Ryan Hyde, que fala do poder de iniciativas individuais para mudar o mundo.  Nele, o protagonista mostra que ao fazer uma boa ação para três pessoas e elas replicando para outras três, é possível gerar um impacto em grande escala num curto período de tempo.

A última quinta-feira de abril foi o Dia Mundial da Boa Ação, um evento anual que em 2011 teve participação de 35 países, mobilizando mais de 1 milhão de pessoas. Este ano ele será celebrado amanhã, dia 26 de abril. E por que uma quinta-feira? Porque não é preciso o fim de semana para fazer uma boa ação! Você pode praticá-la numa cotidiana quinta-feira mesmo, ou em qualquer outro dia do seu interesse – o importante é começar!

Uma corrente para o bem

No Brasil, o movimento foi nomeado como Corrente do Bem. Ele tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a cultura da gentileza, aumentando o senso de comunidade e cidadania através de atos simples e corriqueiros. A Corrente do Bem trabalha na produção de conteúdo sobre o tema, ajudando na articulação de participantes e organizações. Além disso, ela visa engajar o maior número possível de pessoas a realizar boas ações cotidianamente, evidenciando o efeito multiplicador e inspirador que pequenos gestos podem causar.

Uma novidade este ano foi a criação do Mapa do Bem, em que cada pessoa pode registrar uma boa ação recebida ou realizada, mapeando a corrente e inspirando novos participantes. Isso mostra que não é preciso um grande gesto para mudar uma situação: pequenas ações cotidianas já são suficientes para fazer a sua parte.

Espalhando boas ações

Não sabe por onde começar? Atos simples e inspirados podem fazer a diferença: doar sangue, ajudar um idoso a atravessar a rua, dar passagem para veículos e pedestres no trânsito, pagar um café ou uma refeição para alguém, doar um livro, dar uma carona… as possibilidades são infinitas!

O importante é sair um pouco da nossa bolha e enxergar as pessoas e o mundo ao redor. Reconhecendo a existência do outro e a força de ações individuais que, quando somadas a um grupo, têm capacidade real de aumentar o bem-estar social.

Mas por que só um dia?

Porque ele é apenas um lembrete de que podemos fazer boas ações todos os dias, a conhecidos ou desconhecidos, sem esperar nada em troca – e que isso nos faz bem também. Amanhã, dia 26 de abril, pode ser o dia de olhar para dentro e ao redor e reconhecer sua capacidade de fazer um mundo melhor todos os dias. Espalhe pequenos gestos de gentileza e generosidade. O que importa é fazer a sua parte – nem que seja apenas com pequenas gotas d’água em seu bico!

Veja como uma boa ação gera outra:

E aí, já sua boa ação hoje? Nos conte nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *