Lar doce lar: se aventure na cozinha

Lar doce lar: se aventure na cozinha

Comer em casa pode ser uma doce experiência, sem espaço para tédio ou rotina

Sair de casa para comer fora é uma experiência como um todo. Não é somente a comida que conta, mas a descoberta de novos ambientes, gostos, aromas e até conhecer pessoas novas são fatores importantes no passeio, um programa que acabou se tornando um dos favoritos de muitas pessoas. Mas e quando queremos familiaridade mesmo, mas sem perder o sabor de novidade e descoberta? Que tal comer em casa?

Panela velha é que faz comida boa

Cozinhar para os amigos e familiares vem se tornando um programa cada vez mais comum. Mas nem por isso menos gostoso, em todos os sentidos! Preparar uma refeição é uma atividade que envolve todos os sentidos, aguça a curiosidade e testa nossos limites com frustrações. Também é um convite ao convívio entre pessoas queridas, já que estimula o aprendizado em grupo e a troca de experiências. Já que predicados não faltam, que tal tirar o pó das suas panelas?

Santa ceia

Cada vez mais pessoas estão escolhendo ficar em casa na hora de comer, por conforto ou economia. Mas o ato de cozinhar envolve muitos outros processos, que quando juntos transformam uma simples refeição na tal hora sagrada. Desde a escolha cuidadosa dos ingredientes até saborear o prato final, o ato de cozinhar é um exercício de amor.

Um movimento que tem se tornado cada vez mais popular é o Slow Food (ou “comida devagar”, em contraponto com o fast food, a tal comida rápida); que prega que o momento da refeição deve ser saboreado com calma e paciência (sem pressa ou atropelo). O movimento, que teve seu início em Bra, uma cidadezinha no norte da Itália, foi acolhido principalmente em países como a Grécia, Espanha e França, já famosos por seu apreço ao momento de convívio e degustação que só uma boa refeição pode proporcionar.

Comida conforto

Mas se engana quem acha que precisa disponibilizar de muito tempo ou dinheiro para ter o prazer de curtir uma saborosa refeição sem pressa. A comfort food, também muito popular no momento, quer trazer toda a memória afetiva dos nossos gostos e cheiros da infância para nossa vida contemporânea. Mas como fazer isso no nosso cotidiano agitado e repleto de compromissos atropelados?

Uma boa dica é separar um momento da semana para cozinhar para o resto da semana. Pra isso, basta escolher pratos que possam ser congelados em porções individuais e consumidos ao longo da semana. Boas sugestões são sopas, molhos, feijão e lentilha, por exemplo. Na hora é só fazer um arroz simplesinho ou grelhar um bife e pronto, uma refeição completa e rapidinha. Pronta antes mesmo de chegar a pizza do delivery que seu vizinho pediu!

Outra recomendação é ter sempre à mão receitas com as quais você já tem familiaridade, para evitar surpresas desagradáveis. Aquele macarrãozinho esperto, um purê macio e lisinho, um sanduba caprichado… Cartas na manga sempre quebram um galho num momento de aperto!

Cozinhar também pode servir como terapia, para aprender a colocar a vida ordem, trabalhar a organização ou simplesmente ter um momento livre de grandes preocupações para meditar sobre algum problema aparentemente sem solução. Já pensou encontrar uma resposta enquanto corta batatas?

Faça em casa

Aprenda a fazer essa receita super gostosa e prática com gosto de tempero de vó:

Então, prepare um tempo para descobrir o prazer de cozinhar em casa.

Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *