Novos móveis velhos: revivendo os antigos

Novos móveis velhos: revivendo os antigos

Dicas para dar uma cara nova aos móveis velhos de guerra

Não são somente mudanças simples no espaço da casa ou cara nova das paredes as atitudes mais rápidas e práticas para dar cara nova ao “lar, doce lar”. Pouca gente se dá conta, mas aquele móvel antigo abandonado pode ganhar vida nova com apenas uma “roupa” diferente.  Com um passo a passo, é possível dar uma renovada no ambiente e encher sua casa de estilo e personalidade!

Por isso, o GuiaMais.com trouxe algumas dicas para você usar sua criatividade e ganhar novos “móveis velhos”:

1) Compre um novo móvel antigo

Se você não tem um móvel velho jogado em algum canto esperando a redenção, que tal comprar um? É fácil encontrar móveis antigos em bazares de igreja, feiras de rua e mercados de pulgas. O preço costuma ser bem atraente, mas preste bastante atenção à qualidade dos achados. Eles devem estar em bom estado de conservação e ainda próprios para o uso. Afinal, não adianta encontrar uma super cômoda se ela não fecha as gavetas, não é mesmo?

2) Escolha o lugar da casa

Já com o móvel em mãos, o passo seguinte é pensar qual seu objetivo. Em qual lugar da casa ele vai ficar? Como ele pode coordenar melhor com o restante dos objetos e do ambiente? Isso ajuda a pensar se ele somente vai ganhar uma lixada e um verniz, ou se também vai entrar cor, estampa etc.

3) Dê vida ao móvel

Agora já com o móvel em mãos, um passo a passo simples que serve de base para o restante dos procedimentos: lixe bastante o móvel até sair todo o verniz; aplique massa para madeira nos locais aonde houver imperfeições e, em seguida, lixe novamente.

Fonte: Viva Decora

4) Pinte se necessário

Se a intenção for pintar o móvel: dê uma demão de tinta látex da cor escolhida com o rolinho e faça as partes mais escondidas com a trincha (espécie de pincel próprio para este fim). Termine aplicando a segunda demão e até a terceira, caso seja necessário. A tinta acrílica tem menor densidade e escorre mais facilmente. Já a látex sai com água das mãos e tem uma textura melhor; o rolinho e a trincha facilitam a aplicação.

5) Coloque papel adesivo

Outra alternativa, para móveis retos (como criado-mudo, armário e cômoda, por exemplo), é utilizar papel adesivo, tipo contact. Além de terem uma grande gama de cores, alguns possuem também estampas. A aplicação é simples e exige pouca técnica, só tomando cuidado para não formar bolhas de ar (o que pode ser feito utilizando uma régua firme para “empurrar” o papel durante a aplicação, evitando assim a entrada de ar). E a observação sobre o móvel ter linhas retas não é mera formalidade: qualquer relevo ou textura que ele tenha já deixará o trabalho com ar de amador e mal finalizado. A dica só serve mesmo para objetos totalmente retos.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *