GuiaMais
 Fique bem na foto: truques e dicas

Fique bem na foto: truques e dicas

Veja truques simples e certeiros para fotografar melhor

Não é somente ligar a câmera, ajustar o foco e gritar “xis!” para tirar uma boa foto: há truques simples e certeiros que garantem melhores resultados após o clique. Por isso, GuiaMais.com faz aqui um apanhado geral para você guardar suas lembranças da forma mais bonita e memorável possível:

1) Leia o manual:

Pode parecer um conselho básico, mas a maioria das pessoas não toma o tempo necessário para estudar todos os recursos que a câmera oferece, e acaba deixando de utilizar a maior parte deles, perdendo uma boa chance de fazer fotos mais elaboradas. O manual geralmente tem recomendações específicas referentes ao modelo e dicas certeiras que muitas vezes as pessoas ignoram.

2) Objetivo:

Ter um objetivo em mente ajuda no resultado final. O que você quer mostrar com aquela imagem? É somente um assunto ou o que está ao redor também conta? Você quer os planos com destaque distinto na mesma imagem? Pensar em tudo isso enquanto ajusta o enquadramento dá maior clareza na hora de fotografar.

3) Luz natural:

Sempre que possível, escolha a luz natural, que garante melhores efeitos. A luz do sol direta cria sombras e não é recomendada se o objetivo é fazer retratos. Pela manhã ou no fim da tarde são os melhores horários, já que a luz é mais difusa. A luz de dias nublados também segue a mesma linha, sendo uma das mais recomendadas para fazer retratos.

4) Flash:

Já a utilização do flash pede maiores cuidados para a imagem não ficar estourada, o que acontece com certa facilidade com não profissionais. Como ele só é capaz de iluminar alguns metros à frente, o recurso não ajuda quando o motivo da foto está muito distante do primeiro plano. Ele é indicado para situações noturnas e quando o objeto está contra a luz. Mesmo assim, a utilização de um rebatedor é recomendada para melhorar seu efeito. O flash costuma deixar a foto chapada e com cara de artificial; portanto, se quer resultados mais naturais, utilize o equipamento com moderação.

5) Experimente:

Iluminação variada, diferentes enquadramentos, ângulos distintos para a mesma imagem, efeitos de luz, focos contrastantes em planos diferentes… E nada de preguiça: se ajoelhe, agache, utilize apoios, suba em móveis etc. Saindo do óbvio, você irá se surpreender com os resultados!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *