GuiaMais
 Um animal para chamar de seu

Um animal para chamar de seu

Faça uma boa ação e ainda ganhe um amigo adotando um animal de estimação

Para quem adora animais, uma chance de fazer a sua parte. Para quem tem condições de colaborar, é uma alegria inesperada. A adoção de animais abandonados tem se tornado cada vez mais comum e é uma forma de a sociedade colaborar para tirar das ruas animais que sofrem de abandono e maus tratos, sem depender apenas de iniciativas do governo.

Por isso, o GuiaMais.com separou aqui algumas dicas importantes para quem quer se aventurar em adotar um animalzinho de estimação:

1) Ajudas indiretas

Ao contrário do que muitos pensam, a adoção dos animais não é a única maneira de ajudar. Apesar de ser a mais direta, as indiretas também colaboram bastante. E algumas formas são: contribuições com recursos humanos, como, por exemplo, divulgar o trabalho dos abrigos, buscar patrocínio e oferecer um lar temporário; e recursos materiais, doação de ração, vacinas e objetos que auxiliem em seu abrigo, tais como jornais, cobertores e almofadas.

2) Cuidados básicos

Os cuidados básicos para os animais incluem ração específica para cada fase da vida, visitas regulares ao veterinário, vacinas, higiene periódica, espaço adequado e adaptado para sua hospedagem (como redes de proteção nas janelas, caixas de areia e caminha, por exemplo) e tempo para convívio. Pode parecer pouco, mas no dia a dia não é. Por isso, avalie se você tem condições de criar o animal antes de adotá-lo. Para pessoas que moram sozinhas e viajam muito, talvez não seja uma boa opção.

3) Alergia

Verifique antes se você ou algum de seus familiares apresentam reações alérgicas a alguns animais. Mesmo que esporádicas, convém analisar antes se o convívio direto e constante com o animal não vai agravar o caso.

4) Dúvidas

Entre as dúvidas mais frequentes estão a castração, frequência de vacinas e vermífugos, o que fazer caso o animal ou os moradores da casa não se adaptarem à nova situação etc. Por isso, converse bastante com a sua família antes de tomar esta decisão e aproveite para já irem tomando nota das possíveis dúvidas.

5) Aproveite!

E, passada toda a burocracia inicial, aproveite o que esta nova companhia tem para te trazer de melhor e divirta-se! Toda nova situação traz também um novo aprendizado. E, nada melhor do que um animalzinho de estimação, cheio de amor pra dar, para nos fazer aprender lições valiosas sobre tolerância, afeto e cuidado.

Cada cidade tem centros especializados em adoção, então procure o mais próximo para mais informações.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *