GuiaMais
 Old is cool: regatando a cultura vintage

Old is cool: regatando a cultura vintage

Aprenda mais sobre moda

Nostalgia nem sempre tem de ser associada a sentimentos ruins de apego ao passado e não aceitação do mundo contemporâneo. Pode estar também ligada a um movimento maior, de resgate de valores de outros tempos, valorização da cultura dos antepassados. Além disso, há uma postura de ir contra a cultura de consumir o que é rapidamente descartado. Foi nessa onda sustentável que surgiram os movimentos vintage e retrô. O GuiaMais.com conta um pouquinho mais sobre eles aqui!

Túnel do tempo

vintage, termo derivado da safra de vinhos, na moda é utilizado para denominar peças que são originais de outras épocas, que você pode encontrar em brechós, bazares e lojas especializadas. Para ser considerado vintage, tem de ter no mínimo duas décadas de existência. E, estar preferencialmente em bom estado. O legal para usar essas peças e não ficar com cara de festa à fantasia é misturá-las com outras bem atuais, criando um mix interessante e moderno. Essa dica vale para a decoração também – cuidado para sua casa não ficar com cara de antiquário!

Fonte: Mulherias

De volta para o futuro

 retrô é o termo que denomina peças que são releituras de outras. Foram feitas no momento presente, mas com estética que remete a tempos e estilos de épocas passadas. Possui inspiração vintage, mas é um elemento repaginado, muitas vezes utilizando tecnologia e acabamentos atuais, fazendo o encontro entre o passado e o presente. Também devem seguir os mesmos cuidados do vintage para não ficarem com a cara datada. Assim, é importante coordenar com roupas e objetos bem modernos ajuda a criar um contraste.

Analógicos

Mas não é somente na moda e na decoração que esse movimento engloba: a música e a fotografia também. O movimento de avesso aos digitais tem ganhado cada vez mais força com as câmeras analógicas e os discos de vinil.

As câmeras recuperam a surpresa de fotografia, além de terem efeitos em diferentes camadas e serem uma nova diversão para adultos retomarem sua infância. Um dos precursores do movimento foi a Lomography, das câmeras conhecidas como lomo. Feitas geralmente de plástico, utilizam filmes de 35 mm, têm design retrô e mecanismo simples que remetem a câmeras antigas.

Já a volta dos vinis fez muitas pessoas que se desfizeram de todos os seus discos arrancarem os cabelos. Com a qualidade comprovadamente melhor que seu primo digital (o CD), transformou o consumo de música em arte e tem registrado aumentos significativos e consecutivos nas vendas, ano após ano, fazendo antigas fábricas retomarem a sua produção. Até artistas contemporâneos estão lançando seus álbuns novos no formato antigo, como o rapper Criolo.

Onde encontrar

Para quem quer fugir das releituras dos retrôs, bons lugares para começar o garimpo vintage são os brechós, os mercados de pulga e as feiras de rua. Mas tem que ter muita disposição e zero frescura. Afinal, ter uma crise de rinite alérgica faz parte do pacote e da diversão!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *