Viagem em conta, economize e aproveite

Viagem em conta, economize e aproveite

Viajar é uma das atividades mais procuradas para aproveitar o tempo livre das férias. Conhecer novas culturas e lugares diferentes, ou buscar destino para relaxar já valem o investimento. Mas não é preciso quebrar o porquinho e ficar pagando a viagem o ano inteiro. Com um bom planejamento e uma pesquisa bem feita, é possível economizar e ainda sim se divertir! Separamos aqui as principais dicas para os viajantes de plantão prestarem atenção:

Planejamento financeiro

Ponha na ponta do lápis quanto tem disponível para gastar com esta viagem e tente se ater a esses números. Mesmo que gastos de última hora surjam, você estará preparado e não precisará estourar o limite do cartão de crédito para resolver o problema. E acabar voltando para casa com uma dor de cabeça ainda maior do que quando embarcou.

Transporte

Mesmo com as passagens aéreas mais em conta e uma diversidade maior de companhias oferecendo o serviço, é bom avaliar se vale mesmo à pena ir de avião. Fatores como o tempo para chegar e pegar as malas, e a distância entre o aeroporto e o centro da cidade podem pesar contra. E isso acaba fazendo com que seja mais vantajoso ir de ônibus, em percursos de até 500 km. As rodoviárias geralmente ficam no centro da cidade, o que torna mais fácil o uso de transporte público para chegar ao local de hospedagem.

Gastos

A maioria dos bancos cobra taxas para saques e utilização do cartão do crédito. Por isso, tente levar a maior quantidade possível de dinheiro emespécie. Se a viagem for para o exterior, analise também as opções de cartões de débito internacionais, que costumam ter taxas reduzidas e são mais confiáveis.

Hospedagem

Fugir um pouco do destino certo de hotéis pode trazer boas surpresas. Além das pousadas, já conhecidas por terem preços mais em conta e ambiente acolhedor; outra opção que está ganhando cada vez mais adeptos é se hospedar na casa de locais. Além de ser mais barato, esse tipo de hospedagem tem o atrativo de ser uma porta de entrada para conhecer melhor a cultura e costumes locais.

Sites como o Airbnb oferecem o serviço. A única ressalva é para se informar bem sobre os anfitriões antes, para evitar qualquer cilada. Outra dica é o aluguel de imóveis, além de ter preços mais convidativos, oferece maior privacidade e flexibilidade aos visitantes.

Passeios

Pesquise em sites, guias e blogs de viagem tudo que a cidade oferece. Além dos pontos turísticos clássicos, essa pesquisa mais aprofundada ajuda a conhecer locais fora dos roteiros tradicionais, o que pode trazer boas surpresas. Sempre que possível, faça tudo a pé ou utilize transporte público. Além de ser mais barato, este comportamento ajuda a se inserir melhor na cultura local.

Alugar uma bicicleta também é uma alternativa bastante interessante e divertida. Muitas cidades já oferecem o serviço – só tome cuidado com a segurança em cidades grandes, se não estiver muito familiarizado com a prática.

Dicas gerais

Para quem consegue tirar férias em qualquer época do ano, aproveitar a baixa temporada é uma ótima pedida. Além de preços mais camaradas, os destinos estão mais tranquilos e dá para aproveitar melhor os passeios. Se tiver a chance de cozinhar onde estiver hospedado, também aproveite para economizar um pouco nas refeições.

Já os mercados centrais oferecem uma infinidade de opções de artigos locais, e é uma boa oportunidade de experimentar novos sabores. E pechinche sempre que possível, isso pode fazer diferença nos seus gastos.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *