Batalha de hambúrguer: lanches na capital

Batalha de hambúrguer: lanches na capital

 

Em época de alimentação saudável, chega a ser um pecado alguém dizer que está com vontade de comer um lanche. Mas o bom e velho hambúrguer, acompanhado de batata frita, continua sendo imbatível quando a fome aperta de madrugada.

Apesar das pessoas acharem que o lanche é estadunidense, as origens do hambúrguer remetem à Alemanha, na região de Hamburgo. Mas hoje, o sanduíche prático e saboroso é bastante popular no mundo todo. Seu sucesso se dá principalmente pela facilidade no preparo e por permitir uma variedade imensa de recheios.

Sanduíches caprichados, com ingredientes sofisticados como mostarda Dijon e queijo Brie, fizeram com o que o hambúrguer deixasse de ser apenas um fast-food. Em São Paulo, não é difícil encontrar uma lanchonete capaz de matar todos os seus desejos.

Velho e bom

Entre os points mais tradicionais estão o Joakin’s  e o Chicohamburguer . Em funcionamento desde os anos 60, ambos são conhecidos pelos lanches simples porém bem feitos, com ingredientes de qualidade e bem servidos. Serviço simpático e ambiente democrático também estão no cardápio.

Outro ponto famoso da cidade para um hambúrguer sempre ótimo é o Ritz. Além do sanduíche, o acompanhamento também tem sua porção de fama. Os bolinhos de arroz fazem sucesso até fora dos limites da cidade por serem os melhores de São Paulo. O ambiente é pequeno e acolhedor, mas bastante badalado e com enorme fila de espera, dependendo do horário. É bom chegar cedo ou aproveitar a espera degustando os bolinhos e o delicioso suco de tangerina ou caipirinha feita com a fruta, quando estiver na época.

Túnel do tempo

Quem busca ambiente típico das lanchonetes americanas dos anos 1950, época de Elvis e rockabilly, pode seguir sem medo para o The Fiftie’s. O hambúrguer de picanha e a maionese bem temperada são os carros-chefe do Fiftie’s desde 1992. Já o Rocket’s leva a sério a inspiração dos Estados Unidos, com bebidas pouco comuns aqui mas bastante populares lá, como as Cocas-Cola com sabores diferentes e a lemonade (tipo de limonada). Outro diferencial é a jukebox encontrada nas mesas. É só pedir uma moedinha ao garçom e esperar sua música favorita tocar para voltar no tempo!

Brazuca Burguer

Já para quem procura algo tipicamente brasileiro, uma boa opção é a Lanchonete da Cidade. A decoração é em estilo modernista dos anos 1960, com elemento vazado nas paredes e cores vibrantes. O hambúrguer bombom, carro-chefe da casa, é acompanhado de molho de tomates frescos e pão especial (chamado “Bossa Nova”, é um pão francês redondo). A batata rústica, feita com alecrim e alho e servida com casca, é um acompanhamento inusitado e bastante saboroso.

Na linha

E até quem está de dieta tem vez! Pensando nas pessoas que estão cortando o carboidrato do cardápio, que têm restrições alimentares ou não podem comer glúten, por exemplo; a lanchonete Achapa criou o sanduíche sem pão: o hambúrguer é envolto em firmes folhas de acelga, mantendo os recheios e sabores tradicionais do lanche.

Agora não há mais desculpa para pegar o seu e cair de boca!

Faça você mesmo

Gostou? Deixe seu comentário!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *