GuiaMais
 O Ibira é nosso: conheça o famoso parque

O Ibira é nosso: conheça o famoso parque

O Parque Ibirapuera é o parque mais famoso e frequentado da cidade. Mas não são apenas as pistas amplas, o gramado bem cuidado e as fontes agitadas que atraem os visitantes. O parque guarda um monte de surpresas e pequenos recantos capazes de entreter até os mais difíceis.

O nome vem do tupi e significa “pau podre”, devido à sua região alagadiça, que apodrecia as árvores do local. Foi no final dos anos 1920 que o parque foi pensado pelo então prefeito da cidade, José Pires do Rio, tendo como inspiração outros parques famosos, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres e o Central Park em Nova York.

Mas os projetos arquitetônico e paisagístico, idealizados por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx vieram anos mais tarde, nas comemorações dos 400 anos da capital, em 1954.

O parque conta com diversas áreas para atividades físicas, incluindo ciclovias e pistas para skate e patins. Além da disponibilidade de aluguel de bicicletas. Há também 13 quadras e playgrounds, além de aulas de ioga abertas ao público e encontros para debater diversos temas, como literatura e astronomia. Cães podem entrar nas áreas internas.

Passeio cultural

Entre as principais atrações do Ibirapuera estão o Planetário e os diversos museus. Os principais são o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Museu de Arte Contemporânea (MAC). O Museu Afro-Brasil conta com um amplo acervo, bem montado e recheado de expressões artísticas e culturais que remetem às influências africanas presentes na nossa cultura.

A Oca é um espaço de exposições que foge um pouco da arte tradicional e tem seu foco mais em assuntos gerais; como uma exposição sobre a água, realizada em 2011. O Pavilhão da Bienal, prédio suntuoso colado ao MAM, abriga grandes feiras e eventos. Como a Bienal de Artes e a São Paulo Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo.

O Auditório Ibirapuera é um espaço para shows e concertos que tem dupla função. As apresentações podem ser vistas dentro, na plateia, ou de fora, quando o fundo é aberto e a banda fica no palco, dando chance para os espectadores sentarem na grama e apreciar o show ao ar livre.

Há também espetáculo multimídia na fonte do lago principal, todos os dias da semana, em alguns horários. É bom ficar de olho, especialmente para as crianças – é um show mágico!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *