Vinho no verão, por que não?

Vinho no verão, por que não?

Como combinar a bebida nos dias quentes

O senso comum prega que tomar vinho só é bom no inverno. Por ser uma bebida conhecida como mais encorpada, no Brasil as pessoas não têm o hábito de beber vinho em dias quentes; quando quem reina absoluta é a cerveja pilsen.
Mas a bebida encaixa-se perfeitamente no verão, se você tomar de forma adequada e com variações mais leves e frescas. Separamos aqui algumas sugestões para quem não quer abrir mão de uma boa taça de vinho!

Aposta certeira

Para os que têm receio de errar, as melhores opções são os vinhos brancos, rosés e espumantes; que são opções mais frutadas, refrescantes e alegres. Também podem ser resfriados em temperaturas mais baixas que os tintos; que no calor costumam dar sensação de moleza e sono. Os espumantes e os frisantes são diferentes devido ao tipo de uva utilizada e à concentração de gás carbônico natural, sendo os champanhes, os mais famosos.

Como a estação também pede pratos mais frescos e leves, a melhor harmonização da bebida é com saladas, peixes e frutos do mar.

Para os mais entendidos, a dica é procurar vinhos que apresentam maior acidez e graduação alcoólica moderada. Entre os brancos, a sugestão fica para os vinhos das cepas sauvignon blanc e chardonnay sem madeira, assim como os espumantes leves da França e proseccos italianos.

Os rosés podem ser servidos em temperaturas que variam entre 7° e 14°C. Além disso, o rosé é mais fresco do que o tinto e mais aromático do que o branco. Assim, harmonizam com muitos pratos, que abrange também carnes magras e massas com molhos menos pesados e gordurosos.

Para quem não abre mão dos tintos nem no calor, a recomendação é escolher um vinho mais jovem de boa acidez, como um Pinot Noir, servido em uma temperatura entre 14° e 16°C.

Drinks

Outra boa opção para tornar o vinho mais agradável é utilizá-lo no preparo de drinks. O mais conhecido certamente é a sangria, de origem espanhola. Você pode preparar com vinho tinto ou branco, colocando frutas e um pouco de açúcar. A receita tradicional leva vinho seco, frutas como laranja, abacaxi, maçã e uva, um pouco de refrigerante de limão, gelo e açúcar a gosto. Mas variações são sempre bem-vindas, é só usar a criatividade.

Escolha o seu favorito e saúde!

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *