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 Estique suas horas em 2012!

Estique suas horas em 2012!

Uma das promessas de ano novo mais comuns de se colocar na listinha é “se organizar melhor”. A organização exige tempo, paciência e pensamento estratégico – mas é só para “colocar a casa ordem”. Depois de tudo no lugar e ajeitado de forma prática, a fim de facilitar o dia a dia, o saldo é de mais praticidade e ganho de tempo.

Pequenas mudanças podem fazer seu tempo render – você vai achar que ganhou algumas horas extras no seu dia, mas é tudo fruto de um pouquinho de planejamento prévio. Separamos aqui dez dicas espertas para que este ano, de fato, você cumpra a tal promessa da organização. E ano que vem vai sobrar tempo e espaço na sua listinha para usar com outras promessas!

01. Separe o que está no meio do caminho

Se forem objetos de uso diário, utilize acessórios organizadores (como caixas, porta-trecos, etc.; facilmente encontrados em armarinhos) e mantenha-os à vista e em lugar de fácil acesso. Jogue fora ou doe tudo o que está fora de uso ou vencido, e conserte o que está quebrado. O que for utilizado com menos frequência pode ser armazenado em locais menos acessados.

02. Objetos importantes no lugar certo!

Objetos como chaves, celular e óculos, devem ter local próprio e estar sempre à mão; para evitar a preguiça de levá-los até seu lugar correto quando se chega em casa, e tempo desperdiçado procurando-os na hora de sair. Mantenha recibos, contas e documentos no mesmo lugar, se possível separados por assunto ou data. Isso facilita na hora de procurar algum comprovante e de declarar o imposto de renda, por exemplo.

03. Organização periódica

Armários devem ser arrumados a cada seis meses, para as trocas de estação. As roupas a serem utilizadas naquele momento (cobertores e casacos no inverno, por exemplo) devem ser trazidas para a frente, e as da próxima estação podem ser alocadas em espaços menos acessíveis. Aproveite para separar o que está precisando de ajuste, e já leve para costureira. Doe ou descarte o que você não utiliza a mais de dois anos.

04. Organize as compras

Compras de supermercado podem ser feitas com menor frequência apenas utilizando uma listinha. Mantenha um caderno à mão na cozinha (no balcão ou na geladeira, por exemplo) e anote os itens que precisam ser repostos. Perecíveis podem ser comprados uma vez por semana; já produtos de limpeza, enlatados e com maior prazo de validade podem ser adquiridos na compra mensal.

05. Mantenha uma agenda

É importante anotar (no computador ou no papel mesmo) seus compromissos. E tente otimizar o tempo fazendo coisas próximas quando estiver na rua. Listar afazeres é uma ferramenta importante na organização e gera um ganho de tempo bastante considerável. Não confie na sua memória e anote tudo que achar importante. Além de ser mais prático, o conforto de saber que as coisas estão anotadas gera menos angústia e libera espaço em sua mente para outras prioridades.

06. Priorize

Liste as prioridades e resolva as coisas de acordo com a sua devida importância. Querer fazer tudo em somente um dia gera ansiedade e estresse desnecessários. Além disso, é possível que você não consiga fazer tudo caso sua agenda esteja cheia.

07. Delegar tarefas

Aprenda a delegar tarefas às pessoas próximas e saiba dizer “não” quando for preciso. Assim você não se sente sobrecarregada e consegue dar conta dos seus afazeres. Isso também pode te aliviar do sentimento de culpa por não terminar tarefas.

08. Não espere o dia seguinte

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” – o famoso ditado continua relevante: postergar tarefas e pendências só traz mais ansiedade e frustração. Defina metas de acordo com dias/horas disponíveis, responda e-mails imediatamente e saiba priorizar o que precisa da sua atenção.

Mas o mais importante é não se culpar e fazer o que estiver ao seu alcance. Medidas simples para organizar melhor o cotidiano otimizam o tempo e facilitam na hora de focar sua energia no que é prioritário – nem que sua prioridade seja apenas um pouco mais de tempo para você.

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