GuiaMais
 Emagrecendo contra o tempo

Emagrecendo contra o tempo

Com o verão aí, vem a vontade de ficar com o corpo em cima para desfilar em trajes de banho nas areias ou na piscina mais próxima. Deixar para trás todos os excessos das comidas gordurosas do inverno e roupas pesadas, adotando uma alimentação mais leve e equilibrada, já um grande passo; mas ainda há outras coisas a se fazer que ajudam a dar aquela afinada. Algumas mudanças simples na rotina alimentar turbinam o metabolismo e auxiliam na perda de peso. Sempre dá tempo!

Do básico

Especialistas recomendam fazer seis refeições ao longo do dia, ao invés das três tradicionais (café da manhã, almoço e janta). Dois lanchinhos ao longo do dia e um antes de dormir fracionam a fome e as quantidades ingeridas, acelerando o metabolismo e evitando com que a pessoa sinta fome. É importante não jantar nada muito pesado, que prejudique a digestão e o sono, nem muito tarde, próximo à hora de dormir.

Uma sugestão é comer uma sopa feita em casa (as vendidas em saquinho no supermercado contêm muito sódio), feita com legumes de sua preferência. Também é necessário acrescentar alguma fonte de carboidrato (como arroz, batata ou macarrão, por exemplo), e outra de proteína (carne ou frango); para que a refeição fique equilibrada.

Quais alimentos?

As fibras têm papel fundamental na dieta alimentar, porque dão maior sensação de saciedade e evitam os picos de fome, além de ajudarem no funcionamento do intestino e no controle do colesterol ruim. São principalmente encontradas em grãos integrais e frutas. A dupla mais popular da mesa brasileira, o arroz com feijão é muito saudável e deve ser mantida no cardápio.

Legumes crus ou refogados são bons acompanhamentos para pratos e saladas. A cenoura, rica em betacaroteno, dá aquela força para manter o bronzeado. Para os pequenos lanches, a dica é comer iogurtes, que ajudam na sensação de saciedade e são uma boa fonte de cálcio; e as frutas secas e castanhas, como um mix de damascos, ameixas, nozes, amêndoas e castanhas-do-pará. Como são calóricas, é melhor fazer uma porção pequena.

Outro cuidado imprescindível é tomar pelo menos dois litros de água por dia. Além de ajudar na hidratação do organismo, essencial para os dias de calor que estão chegando, a água segura um pouco fome e auxilia no funcionamento do intestino.

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *