Cupcakes – mania fofa e gostosa

Cupcakes – mania fofa e gostosa

O que é cupcake?

Cupcake é um bolinho individual. O nome, de origem inglesa, vem da união das palavras “cup”(xícara) e “cake” (bolo), devido ao seu tamanho pequenininho. Criado no século 19 nos EUA, é ideal para os momentos em que tudo o que a gente mais quer é conforto em forma de guloseima. Seu tamanho serve apenas uma pessoa, mas nem por isso tem menos sabor. As opções de massa e cobertura são variadas e até curiosas, e atendem a todos os paladares.

Uma das vantagens dos cupcakes é a praticidade de não exigir talheres ou pratos em seu consumo. Além disso, o tamanho é ideal para não pesar na consciência – apesar de exigir moderação, já que é bastante calórico. Outro atrativo é ser uma ótima opção para festas e reuniões. Dá para explorar a variedade de combinações e agradar a todos os convidados, além de ser uma sugestão de lembrancinha!

Quando virou febre?

A moda dos cupcakes, bastante popular nos Estados Unidos e no Canadá, começou a ganhar mais adeptos com o seriado “Sex and the City”, exibido de 1998 a 2004. As protagonistas costumavam compartilhar suas angústias amorosas enquanto saboreavam um pequeno bolinho repleto de coberturas coloridas e atraentes. Até hoje a Magnolia Bakery, loja em Nova York onde as cenas eram filmadas, é o lugar mais famoso para experimentar a guloseima. Mas não é preciso ir até lá para viver seu dia de Carrie Bradshaw. Atualmente é fácil encontrar locais no Brasil para provar essa delícia.

Onde encontrar?

Originalmente, a massa é básica, feita com açúcar, ovos, manteiga e farinha, e a estrela mesmo é a farta cobertura, geralmente feita de buttercream (uma massa americana similar ao chantilly, mas um pouco mais densa). Mas o gosto dos brasileiros é um pouco diferente, e não faltam adaptações aliadas à nossa criatividade. Entre as variações mais populares estão as feitas com chocolate e cobertura de brigadeiro ou trufa, fubá com coco, milho, frutas vermelhas e geleias. Uma opção tipicamente brasileira é o bolo de cenoura com cobertura de chocolate, que lembra bolo feito pela vovó para o lanche da tarde.

Em São Paulo, é possível encomendar em lojas online alguns sabores, com entrega feita em casa. Alguns sites que disponibilizam esta opção são a Just CupcakesLove Cupcakes e Cupcakeria. Os preços variam de acordo com as combinações, mas em média ficam na faixa de R$5 a unidade.

Já para quem quer um lugar para sentar e degustar sua delícia, há também as lojas físicas. Com ambiente fofo e feminino e os bolinhos expostos na vitrine como se fossem pequenas jóias, as lojas costumam agradar principalmente as mulheres. A decoração caprichada e bolos apetitosos da Wondercakes , na Rua Augusta, chama a atenção de quem está passeando pelos Jardins. Já na Rua da Consolação, a La Vie em Douce, da chef Carole Crema, utiliza a receita tradicional americana com toque gourmet (como chocolate belga). Vai lá!

Faça em casa

Gostou de saber? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais: Receita de torta de churros

Relacionados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *